Cuidados com a saúde

PEDRAS NOS RINS OU NOS URETERES

Cálculos Renais, Nefrolitíase, Urolitíase, Litíase Renal . O que são?
Os cálculos são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes em urina que se tornou muito concentrada. Eles podem não produzir sintomas até que comecem a se mover na direção do ureter, quando causam dor forte, descrita como “a pior dor já experimentada”.Quais são as causas da formação de pedras nos rins?
Como causa principal está uma herança genética associada a hábitos de vida pouco saudáveis, como o excesso de ingestão de sódio, de alimentos ricos em proteína animal e uma baixa ingestão de líquidos.Mas as causas variam e podem ser descritas como:
Volume insuficiente de urina ou urina supersaturada de sais
Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina ou baixos níveis de citrato na urina
Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou das glândulas tireóide e paratireóides
História familiar de cálculos renais
Infecções urinárias
Obstrução das vias urinárias
Acidose tubular renal
Nefrocalcinose
Doenças do intestino delgado
Alterações anatômicas
Sedentarismo
Obesidade
Osteoporose
Uso crônico de medicamentos como corticóides, diuréticos como a furosemida e indinavir (anti-retroviral)
Cerca de 5% das mulheres e 10% dos homens terão pelo menos um episódio de litíase renal até chegar aos 70 anos de idade. A recorrência é comum e seu risco é maior quando ocorrerem dois ou mais episódios de cálculos renais.

O que sentem as pessoas com pedras nos rins?
Elas podem não ter sintomas ou apresentar:
Dor intensa que começa nas costas e irradia para o abdome em direção à região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, ou seja, com um pico de dor intensa seguido de um período de alívio. Em geral, essas crises são acompanhadas por náuseas e vômitos. Alteração da cor da urina pela presença de sangue. Ela pode se tornar avermelhada ou escurecida, seguida ou não de dificuldade para urinar.

Suspensão ou diminuição do fluxo urinário:
Sessenta e cinco por cento dos cálculos ureterais são eliminados espontaneamente em quatro semanas, após o início dos sintomas. Aproximadamente de 10 a 20% de todos os cálculos renais necessitam de remoção, que é determinada pela presença de sintomas (dor persistente, infecção, obstrução, perda de função), pelo tamanho e pela localização dos cálculos.

Como o médico faz o diagnóstico?
Além das evidências clínicas e do exame físico, os cálculos renais podem ser diagnosticados por exames de urina, radiografia de abdome, ultrassonografia de abdome, urografia excretora ou tomografia computadorizada.

Quais os tratamentos disponíveis?
Ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos. Líquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores. Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e anti espasmódicos para aliviar a dor, que é muito forte. Estes medicamentos devem ser prescritos por um médico. O tratamento pode ser clínico, através de orientações dietéticas e medicamentos e/ou cirúrgico, para remoção do cálculo renal através de cirurgias endoscópicas pelo canal da uretra e também através da litotripsia extracorpórea.

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque: bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo, o que torna sua eliminação pela urina mais fácil. Cirurgia percutânea ou endoscópica: por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios, o cálculo pode ser retirado dos rins após sua fragmentação. Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.

O que posso fazer para evitar pedras nos rins?
Beba cerca de dois litros de água por dia (30 ml/kg/dia). Essa é a medida mais importante para prevenir cálculos renais. Controle a ingestão de alimentos ricos em proteína animal, cálcio e sal. Chocolate amargo também deve ser ingerido com moderação. No passado, a recomendação era de não ingerir derivados do leite. Hoje em dia esta recomendação não é mais válida, pois o excesso de cálcio na urina acontece por um defeito genético e não pela ingestão excessiva de cálcio através da alimentação. A baixa ingestão de cálcio pode aumentar o risco de descalcificação óssea, causando danos à saúde. Não se automedique, nem faça o próprio diagnóstico. Evite usar medicamentos como corticóides, alguns diuréticos como a furosemida ou antiretrovirais, pois eles podem precipitar a formação de cálculos. Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdome e sinais de sangue na urina. Existem medicamentos específicos para evitar os cálculos. Eles devem ser de uso individual e prescritos somente por um Nefrologista. Utilize um filtro de papel quando houver a possibilidade de eliminar um cálculo. A análise de sua composição pode ajudar o médico na escolha do tratamento mais adequado e nas orientações sobre o quê deve ser feito para evitar a formação de um novo cálculo.

Quais são as complicações da nefrolitíase?
Podem ocorrer complicações como:
Obstrução ou infecção do trato urinário Insuficiência renal aguda precipitada por obstrução em paciente com rim único. Obstrução bilateral por cálculo (raramente)

Fontes:
Jornal Brasileiro de Nefrologia
Sociedade Brasileira de Nefrologia

CUIDADOS COM O CORAÇÃO

Segundo pesquisas o brasileiro morre cada vez mais cedo com doenças do coração. Devido a vida sedentária e má alimentação. Um dos vilões é o cigarro, más o “Colesterol Ruim” (chamado de LDL-colesterol) é conhecido como um dos maiores causadores de doenças cardíacas. Numa alimentação equilibrada a quantidade máxima de colesterol não deve ultrapassar os 300mg, portanto, devemos moderar o consumo de alimentos com elevado teor de gorduras (gemas, carnes gordas, manteiga, doces, etc.), pois estes produtos de origem animal aumentam significantemente o nível de LDL-colesterol. Por outro lado, as gorduras insaturadas presentes nos alimentos de origem vegetal tendem a baixar o nível de LDL e podem até mesmo elevar o nível de HDL (bom colesterol). Procure seguir as orientações do seu médico, evitando assim, doenças como aterosclerose, infarto do miocárdio, trombose cerebral, etc.

GUIA ALIMENTAR EVITAR PERMITIDO
Gorduras e Óleos.
manteiga, bacon, toucinho, gordura de côco, margarina, maionese, creme de leite.
óleos vegetais, azeite de oliva, creme vegetal (incluindo os lights e diets), maionese light.
Leite e Queijos
leite, coalhada e iogurte integrais, queijos amarelos e cremosos, requeijão.
leite, coalhada e iogurte desnatados, ricota, queijo cottage.
Pão
Amanteigados, croissant, pão de queijo e pães doces
integrais.
Ovos.
gema.
clara.
Açúcares e Doces.
açúcar refinado, açúcar mascavo, mel, sorvetes e doces cremosos, doces em pastas, chantilly, doces com leite e ovos, bolos e chocolates.
incluir na dieta de vez em quando:sorvetes de frutas sem leite e sem gordura, doces de frutas em calda, pudim de clara.
Cereais e Massas.
macarrão/massas com gema, massas caseiras, biscoitos, pizzas com queijo.
Cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada), milho, farelo, gérmen de trigo, macarrão sem gema.
Legumes e Folhosos.
nenhum.
todos.
Raízes e Tubérculos.
nenhum.
batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha-salsa, batata doce.
Frutas.
suco sem açúcar.
todas.
Leguminosas.
nenhuma.
Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha-seca, fava, tremoço, soja.
Carnes.
carnes gordas, frutos do mar, miolo, fígado, rim, coração, moela, pato, ovas de peixe, pele de aves, embutidos.
carnes magras (de preferência de animais jovens), frango e peru sem pele, peixe magro, embutido de aves.
Oleaginosas.
nozes, avelã, amendoim, azeitonas.
castanhas do Pará e de caju.
Bebidas
refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos com açúcar.
água de côco, sucos de frutas e legumes (de preferência se coar), chá, 1 cálice de vinho tinto (ás vezes).
Condimentos.
sal em excesso.
alho, cebola, orégano, cogumelos, ervas.

Para se ter uma boa saúde é preciso uma alimentação saudável associada a uma prática esportiva.

Consulte o seu médico.

Para maiores informações, consulte o site:
http://saude.hsw.uol.com.br/cuidados-com-a-saude-canal.htm


CARLA: GOSTARIA DE CONHECE UM HOMEM ENTRE 50 A 60 AN0S,PARA UM SERIO RELACIONAMENTO.SOU MORENA 162 ALT. 55 ANOS LIVRE ,DESEMPEDIDA,FILHOS JA CRIADOS,NAO FUMO,ME SINTO MUITO SOZINHA,GOSTARIA DE VIVER UM GRANDE AMOR OBRIGADO CARLA...
Cida: Sou viúva, sem filhos, tenho 53 anos, peso 73 kg e tenho 1,57 de altura. Gostaria de conhecer um homem carinhoso, sincero e trabalhador que queira um relacionamento serio , que seja livre e sem filhos com idade acima de 55 anos....
fabio junior da lomba: toninho bom dia eu pesso que voçe prfv coloque meu nome e da minha família nas orações e que voçe tenha uma ótima madrugada obrigado quem tem um amigo verdadeiro igual vc tem tudo forte abraço...
Cleide Ferreira: Quero um amigo sincero ,pois gosto de fazer amizade"...
fabio junior da lomba: toninho eu gostaria de encontra uma namorada pra namoro serio sou de venda nova tenho 28 anos sou romantico carinho honesto trabalhador e humilde...
Grazielle Fernanda Batista Fagundes: Bom dia Toninho, como faço para participar do quadro aniversariantes do dia? Meu aniversário é hoje 24/01. Abraço...
Neuber: Bom dia Toninho! Gostaria que vc colocasse o meu nome e o da minha esposa geisiane e da minha filha na oracao de hoje.Um abraco....
roniele: Procuro um grande amor...
Eloisa Helena Passos: Toninho sou fã sua de carterinha.Nós da Giseg BH ,Contorno com Raja,passamos a madrugada todinha trabalhando e ligadinha em seu programa.Manda um alô para nós.Vigilantes da Giseg BH.Deus lhe Abençoe sempre,que trás tantas energias positivas,msgns maravilhosas, para nossa madrugada de trabalho.E um feliz ano novo regado de bençãos e obrigado pelo carinho de sempre!!!...
Antonio Freitas: Bom dia Toninho. Fiquei um tempo sem participar deste excelente programa. Ontem envei minha mensagem, mas em seguida tive problemas com a conexão. Portanto me desculpe, mas quero mandar um abração aos meus filhos, Luiz Antonio e Cristianne. À minha irmã Aparecida, seus filhos Kaio, Thales e Allana, e também a toda minha família Freitas, em Igarapé. Um grande abraço a você e a toda família Liberdade....