Sexo / Sexualidade

Nesta página você encontrará várias informações sobre sexo e sexualidade de forma simples e resumida para que seja de fácil entendimento. O texto principal está dividido em duas partes e além destas, você também pode acessar os sublinks nos lados esquerdo e direito da pagina. Esperamos poder esclarecer as dúvidas com relação a este assunto principalmente entre os jovens que muitas vezes é tratado como tabu entre pais e filhos.


O sexo possui um papel importante e básico em nossas vidas. Ele não é apenas a anatomia genital, um mecanismo de reprodução ou fonte de prazer. Na espécie humana o sexo é muito mais que isso, inclui características físicas, aspectos psicológicos, éticos, culturais e morais.

Podemos definir sexo como: “A conformação particular que distingue o macho da fêmea conferindo-lhes características diferentes”. É a identidade sexual de um indivíduo.

Na verdade, podemos dizer que temos quatro sexos:

01 – Sexo cromossômico: É aquele determinado no momento da fecundação, pela junção de um espermatozoide e um óvulo, através dos cromossomos sexuais x e y.

Na espécie humana o núcleo celular possui 23 pares de cromossomos, 22 ditos autossômicos e 1 par dito sexual (x ou y). Indivíduos do sexo masculino possuem xy e indivíduos do sexo feminino possuem xx. No momento da formação dos gametas (por meiose) apenas um dos cromossomos sexuais é enviado. Nas mulheres é sempre o x. Nos homens podem ser x ou y . O par se forma novamente na fecundação. Portanto, quem determina o sexo na espécie humana é o macho. Se ele enviar x, o resultante será xx (fêmea); se ele enviar y, o resultante será xy (macho).

02 – Sexo gonádico: Pela influência dos cromossomos, o corpo forma a partir de uma dobra de tecido embrionário (crista genital) as gônadas. Inicialmente apresentam a forma de femininas. Se existir hormônio masculino (testosterona) estas gônadas se fundem e formam a genitália masculina. Na ausência deste hormônio os genitais mantêm a forma feminina.

03 – Sexo fenotípico: É o aspecto externo do indivíduo, resultante da ação hormonal que leva à formação da área genital. É completado na puberdade pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários.

04 – Sexo social: É como o indivíduo é criado, ou seja, é ação da sociedade, dos usos e costumes. É também conhecido por gênero.

Além disso, devemos também definir:

Identidade Sexual (Sexualidade): É a maneira como o indivíduo se encara e a partir daí tece seu comportamento. Está alterado nos transexuais, que possuem uma imagem psíquica oposta àquela fenotípica apresentada, gerando áreas de conflito, levando-os inclusive a alterarem externamente seu corpo, com roupas, hormônios ou cirurgias.

Ato Sexual: É a manifestação da sexualidade, que pode ser através de toques, falas, imagens, comportamentos ou, propriamente dito, através do coito.

Coito: É o ato sexual em que ocorre penetração (pênis-vagina, pênis-ânus, pênis-boca, ou algum instrumento em um dos três orifícios anteriores).

Historicamente a percepção que sexo gera gravidez é relativamente nova na espécie humana. Alguns povos primitivos acreditam, ainda hoje, que a força da Lua é que engravida as mulheres. O Sexo com a cultura judaico-cristã assumiu caráter principalmente reprodutivo. Mas, recentemente com a “revolução sexual” o pólo se inverteu, ele é feito apenas para o prazer. Ambas as visões são parciais e problemáticas e devemos levar em conta o Amor quando se fala de sexo.

Existem várias formas de amor. Os antigos gregos reconheciam pelo menos três.

A primeira, chamada de Eros, era o amor sexual, o que causava as paixões.Ele é simbolizado pelo cupido (Eros).

A segunda, Philos, o amor pelas pessoas, pelo homem, é o amor materno, paterno, filial, de irmão.

Por último o amor que consome ou Ágape, aquele que ama a tudo e todos. É o amor dos santos, dos visionários, etc. Faz com que um nobre como Francisco de Assis, largue a fortuna e o poder para viver pelos humildes e miseráveis.

Porém, quando falamos em amor e sexo na sociedade atual notamos uma separação, uma dicotomia. Uma das funções deste trabalho e tentar achar as bases físicas do amor e mostrar que sexo e amor quando juntos são potencializados.

Vamos, inicialmente, verificar a separação do sexo e amor na atual sociedade e a visão da reprodução como um contratempo, um empecilho.

Na nossa cultura, ainda predominantemente machista e capitalista o sexo é intensamente manipulado pelos meios de comunicação e pelo poder estabelecido. Vamos fazer um teste.
Desenhe um homem e uma mulher. Geralmente, quando fazemos esta experiência em sala de aula, observamos que o desenho sempre omite os genitais. Por que?

Apesar de ouvirmos e sermos induzidos a falar de sexo quase que ininterruptamente, apresentamos um bloqueio enorme em nossa sexualidade. Especialmente quando estamos em público. Isto é muito maior quando abordamos as diferenças entre os gêneros. Um exemplo, é muito mais comum e aceito ver um menino “coçando o saco” do que uma menina fazendo o equivalente. Apesar de toda a luta pela igualdade feminina.

Um outro fato nos chama a atenção. Faça uma relação de apelidos para as partes do corpo, como por exemplo, o pé e a mão. Você provavelmente conseguira dois ou três apelidos. Agora faça o mesmo para os órgãos sexuais. Uma enorme quantidade de “apelidos” é encontrada. Quase todos diminutivos (na mulher) ou aumentativos no homem.

Lidamos mal com o nosso sexo. Temos que escondê-los, infantiliza-los, reduzi-los para podermos falar deles. Atente, a um último detalhe, os órgãos sexuais ocupam 5% da área total do corpo. Mas quanta importância tem na nossa sociedade.


CARLA: GOSTARIA DE CONHECE UM HOMEM ENTRE 50 A 60 AN0S,PARA UM SERIO RELACIONAMENTO.SOU MORENA 162 ALT. 55 ANOS LIVRE ,DESEMPEDIDA,FILHOS JA CRIADOS,NAO FUMO,ME SINTO MUITO SOZINHA,GOSTARIA DE VIVER UM GRANDE AMOR OBRIGADO CARLA...
Cida: Sou viúva, sem filhos, tenho 53 anos, peso 73 kg e tenho 1,57 de altura. Gostaria de conhecer um homem carinhoso, sincero e trabalhador que queira um relacionamento serio , que seja livre e sem filhos com idade acima de 55 anos....
fabio junior da lomba: toninho bom dia eu pesso que voçe prfv coloque meu nome e da minha família nas orações e que voçe tenha uma ótima madrugada obrigado quem tem um amigo verdadeiro igual vc tem tudo forte abraço...
Cleide Ferreira: Quero um amigo sincero ,pois gosto de fazer amizade"...
fabio junior da lomba: toninho eu gostaria de encontra uma namorada pra namoro serio sou de venda nova tenho 28 anos sou romantico carinho honesto trabalhador e humilde...
Grazielle Fernanda Batista Fagundes: Bom dia Toninho, como faço para participar do quadro aniversariantes do dia? Meu aniversário é hoje 24/01. Abraço...
Neuber: Bom dia Toninho! Gostaria que vc colocasse o meu nome e o da minha esposa geisiane e da minha filha na oracao de hoje.Um abraco....
roniele: Procuro um grande amor...
Eloisa Helena Passos: Toninho sou fã sua de carterinha.Nós da Giseg BH ,Contorno com Raja,passamos a madrugada todinha trabalhando e ligadinha em seu programa.Manda um alô para nós.Vigilantes da Giseg BH.Deus lhe Abençoe sempre,que trás tantas energias positivas,msgns maravilhosas, para nossa madrugada de trabalho.E um feliz ano novo regado de bençãos e obrigado pelo carinho de sempre!!!...
Antonio Freitas: Bom dia Toninho. Fiquei um tempo sem participar deste excelente programa. Ontem envei minha mensagem, mas em seguida tive problemas com a conexão. Portanto me desculpe, mas quero mandar um abração aos meus filhos, Luiz Antonio e Cristianne. À minha irmã Aparecida, seus filhos Kaio, Thales e Allana, e também a toda minha família Freitas, em Igarapé. Um grande abraço a você e a toda família Liberdade....